quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

GESTÃO DEMOCRÁTICA

CRITÉRIOS AVALIATIVOS

1) MECANISMO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO

a) A escola adota a avaliação cumulativa e continuada envolvendo os aspectos quantitativos e qualitativos, ocorrendo durante todo o processo educativo, através de recuperação paralela dos conteúdos. Os alunos que não alcançam aproveitamento efetivo são ainda oportunizados com recuperações ao final de cada trimestre e no final do ano letivo.
b) A avaliação é ralizada utilizando métodos e instrumentos diversificados, tais como: trabalhos em grupo, observação do desempenho, participação nas atividades, provas escritas e orais, coerentes com as concepções e finalidades educativas expressas na proposta pedagógica da unidade de ensino, em conformidade com Regimento Comum das Escolas Estaduais.

2) MECANISMOS DE AVALIAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA

a) A proposta pedagógica é analisada no inicio do ano letivo e ao final, com o intuito de detectar as metas alcançadas e posteriormente readequação das ações visando o alcance dos objetivos não alcançados, de acordo com os indicadores educacionais da unidade de ensino.

AÇÕES PEDAGÓGICAS

A ação pedagógica compreende o planejamento, a coordenação, o desenvolvimento, o acompanhamento e a avaliação das atividades relacionadas ao processo ensino-aprendezagem.
O setor pedagógico da escola, proporcionou o desenvolvimento de várias ações pedagógicas, junto aos professores, que foram desenvolvidas no decorrer do ano letivo:
  • Exposição de trabalhos produzidos pelos alunos, com textos visuais e escritos, envolvendo todos gêneros culturais - poesia, prosa, crônica, textos narrativos, informativos e dissertativos, histórias em quadrinhos, charges, artigos de opinião, etc., expostos e organizados em jornal mural por professores de Lingua Porguesa.
  • Gincanas cultural, para contribuir na formação do "Círculo de integração de pais e mestres", visando a parceria da escola com as famílias, envolvendo os participantes no mundo da leitura.
  • Insentivo nas datas comemorativas e culturais.
  • Insentivo aos professores de matemática na confecção de jogos matemáticos, para tornar as aulas mais lúdicas.
  • Contratação de professores especializados para capacitar professores de Ciências, Lingua Portuguesa, Matemática, Física, Química e Biologia, através de ações do PDE, com novas práticas pedagógicas e a pesquisa como ferramenta pedagógica na educação básica.
  • Aplicação de um simulado do ENEM, nas semanas anteriores ao ENEM.
  • Viagens com alunos das séries iniciais, do ensino fundamental, ao Parque Nacional do Caparaó, Reserva Ambiental de Pacotuba e ao viveiro municipal, com objetivo que conheçam e reconheçam o valor da preservação ambiental.
  • Viagem com alunos da EJA à farmácia fitoteráptica em Venda Nova, com objetivo de aprenderem a produção de remédios caseiros (medicina alternativa).
  • Projeto de Leitura, "Ciranda de Livros", desenvolvida na biblioteca da escola, insentivando os alunos ao interessante mundo da leitura.
  • Insentivo aos professores e alunos na produção de vídeos educativos, com ênfase na preservação ambiental.
  • Visitação ao depósito de lixo municipal, para conscientizar os alunos quanto ao excesso de lixo produzido pelos habitantes do município de Ibitirama, bem como o desenvolvimento de um projeto, "Reciclar para Mudar", produzidos a partir de material reciclával, por alunos de todas as séries da escola.
  • Apresentações teatrais desenvolvidas pelos alunos em datas comemorativas, entre outras.
OPORTUNIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA

A escola proporciona aos professores e pedagogos, desta unidade de ensino, a oportunidade de formação continuada, desenvolvidas pela SEDU e outras instituições, dentro das limitações da legislação vigente.

AUTONOMIA DO COORDENADOR DE TURNO

O gestor, desta unidade escolar, trabalha em parceria e de forma bem democrática com a coordenação escolar, dando autonomia para desempenhar suas atribuições, em conformidade com Art. 56 do Regimento Comum das Escolas da Rede Estadual de Ensino.

RELAÇÃO CONSELHO COMUNIDADE ESCOLAR

O Conselho Escolar é atuante, sempre participativo nos eventos promovidos pela escola.
Discute com a comunidade escolar e delibera sobre as metas e os objetivos propostos e alcançados, de acordo com proposta pedagógica da escola.
Tem uma boa relação com o Conselho Tutelar municipal, garantindo o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adoslecente, sempre atuando junto, fiscalizando e denunciando junto aos órgãos competentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário